7 motivos para você curtir o Carnaval em Olinda

Avise ao pessoal que eu não estou normal.

Pode acabar-se o mundo, vou brincar meu Carnaval!

( Bagaceira, Siba)

Olinda_Carnival_-_Olinda,_Pernambuco,_Brazil.jpg
Carnaval nas ruas de Olinda / Fonte: Wikipedia

O Carnaval de Pernambuco é intenso. Durante cinco dias de festa, uma multidão de foliões lota as ruas de Olinda de  dia e, quando anoitece, o centro da festa passa a ser o Recife Antigo, onde acontecem os shows.   

Acho muito difícil conseguir explicar a emoção do Carnaval. Eu passo o ano inteiro esperando por esses dias de festa e acho impossível não se contagiar com a energia!

Mas se você precisa de razões para conhecer o Carnaval de Pernambuco, aqui estão aalgumas:

Galo da Madrugada

Wikimedia.jpg
Galo da Madrugada em Recife / Fonte: Wikimedia

Provavelmente o modesto grupo de 70 pessoas que participou da primeira edição do Galo da Madrugada, em 1978, nunca imaginou que ele se tornaria um dos símbolos do carnaval pernambucano. E dificilmente eles conseguiram prever que o bloco iria reunir mais de 2 milhões de pessoas todos os anos e ser reconhecido como maior bloco de Carnaval do Mundo pelo Guiness Book.

O Galo marca a abertura oficial do Carnaval e lota as ruas de Recife na manhã de Sábado de Zé Pereira. Como e muuuuita gente, acho que vale mais a pena pegar um camarote do que ficar no meio da multidão.

Multicultural

A pluralidade é a marca do carnaval de Pernambuco. Você vai ouvir a música chiclete do verão? Vai. Mas o que predomina são os frevos e marchinhas. Nos principais pólos espalhados por Recife, o principal deles no Marco Zero, ritmos como Maracatu, Samba de Coco, Manguebeat e até Rock ganha espaço.

Baratinho

Para participar do Carnaval de Recife você vai precisar de muita disposição e pouco dinheiro. Não se cobra nada para participar dos blocos ou dos shows no antigo. A única coisa que você precisa de preocupar é com o deslocamento, caso não fique em Olinda, alimentação e bebida.

Blocos

Blocos de Olinda - Enquanto Isso na Sala de Justiça.jpg
Blocos de Olinda – Enquanto Isso na Sala de Justiça / Fonte: Prefeitura de Olinda

Pra mim o melhor de qualquer Carnaval são os blocos de rua. Você não paga nada, se diverte horrores e sobe todas as ladeiras sem sentir com tanta animação em volta ( ok, provavelmente o álcool tenha um pouco de mérito nisso).

Acho ótimo todo o clima da festa e ver a criatividade que as pessoas têm na hora de montar as fantasias. 

Pernambucanos

Onde mais o Hino do estado é cantando com fervor durante o Carnaval milhares de vezes ao dia? Acho que os pernambucanos carregam um orgulho e valorizam as coisas da terra de uma maneira linda. E é possível ver um pouco disso durante o Carnaval. Eu acho lindo, afinal sou um deles. Hehe

Fitness

ladeiras
Ladeiras de Olinda no Carnaval: Onde a multidão é grande e o sol é quente / Fonte: Wikipedia

Tá precisando de exercício? Meu amigo, as ladeiras de Olinda são um treino intenso!  Dá nem culpa de ficar longe da academia alguns dias… Claro que você pode ficar em um dos camarotes ou paradinho perto da Prefeitura e ou na Rua do Bonfim, mas o bom mesmo é ficar no meio do povo.

Uma desculpa para conhecer o Nordeste

Se você não conhece o Nordeste,esse pode ser um ótimo momento para isso e, de quebra, conhecer um dos melhores Carnavais do país.

Caso você não faça questão de pular Carnaval todos os dias, dá para conhecer Recife, Porto de Galinhas ou  João Pessoa. 

P.S.: Nunca levo camêra durante o Carnaval, por isso as fotos não são minhas. Créditos nas imagens

10 comentários em “7 motivos para você curtir o Carnaval em Olinda

Adicione o seu

  1. Confesso que não sou muito chegado em Carnaval, mas se tem um Carnaval tradicional que tenho curiosidade em conhecer, este é o de Olinda. Seu post deixou com mais vontade, mas quando penso na multidão… Dá uma preguiça… rsrsr

    Curtir

  2. Aeeee para tudo, o melhor carnaval da minha vida! É lindo, colorido e muito astral o carnaval de Olinda! Bom mas na minha opinião particular o galo eu dispenso e ainda dou outra dica: quem quer brincar o carnaval com mais tranquilidade, chegue cedo aos blocos. Depois das 14h só terá gente bebeda e importuna na rua. Fora isso é lindo de viver!

    bjs
    Dani Bispo
    abolonhesa.com

    Curtir

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑