Como solicitar o Visto de Turista para os Estados Unidos

O primeiro passo para quem deseja visitar os Estados Unidos é tirar o visto de turista para o país. Como qualquer processo burocrático, a solicitação toma um tempinho da sua vida e cada etapa exige atenção. O lado positivo é que, uma vez aprovado, o visto tem validade de 10 anos.

Preencha o Formulário

Formulario DS-160

A primeira coisa que você deve fazer é preencher o formulário DS-160  no site do Consulado Americano. O site é todo em inglês, mas lá mesmo existe uma tradução automática.  Demos o passo a passo para preencher o documento neste post.  Essa é a parte mais demorada, então faça com bastante calma e tenha seu passaporte em mãos.

É importante anotar a Application ID para caso você precise retomar o processo em algum momento.

Pagamento da Taxa e Agendamento da Entrevista

Depois de preencher o formulário, é preciso cadastrar-se neste site , que é todo em português e realizar o agendamento da foto e da entrevista. Eles pedem o número do DS-160 e o passaporte. Você precisa efetuar o pagamento de uma taxa de $160 ( uma facada), que pode ser feita com cartão de crédito ou boleto bancário.  

Pagamento feito, você precisa agendar dois horários. O primeiro no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto), onde você vai tirar a foto, e o segundo no Consulado, onde é feita a entrevista.

As entrevistas podem ser feitas em Brasília, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.  As duas podem ser feitas no mesmo dia.

Caso você não conheça bem a cidade, tente não marcar os dois em horários muito próximos, pois sempre há chance de ter imprevistos com o trânsito.

Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto

Essa é a parte mais tranquila. Você só pode entrar no local 15 minutos antes da sua horário marcada. Leve o comprovante de agendamento e a confirmação que você preencheu o formulário DS-160.

Antes de entrar, eles pedem para desligar celular e qualquer outro eletrônico. Você mostra o passaporte na recepção, espera sua vez para tirar as fotos e só. Não são feitas perguntas.

Entrevista no Consulado

Por último, a temida entrevista no consulado. Lá você pode entrar apenas com o passaporte, formulário e documentos que podem ser solicitados. Bolsas, celulares e eletrônicos não são permitidos. Geralmente existe algum porta-volumes. Em Recife, eles cobram R$ 10.

A espera não é longa. Você faz a entrevista e, ali mesmo, sabe se foi aprovado ou não.

 

Anúncios

Um comentário em “Como solicitar o Visto de Turista para os Estados Unidos

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: