Visto de Turista Americano: Como preencher o formulário DS-160

Para quem deseja tirar o visto de turista para os Estados Unidos, a tensão começa já com o preenchimento do formulário DS-160, documento oficial do consulado americano para solicitação do visto. Essa é uma etapas mais importantes do processo e é crucial preencher com atenção, já que se as informações não baterem com suas respostas na entrevista,  esta pode ser uma razão para ter seu visto negado.

Ele realmente é extenso, o que torna bem chatinho e tem algumas perguntas que podem gerar dúvida. Neste post a gente dá o passo a passo de como preencher o tão temido formulário DS-160. Se mesmo assim você tiver alguma dúvida, é só deixar um comentário. De nada!  hahaha

O primeiro passo é entrar no site do Consulado Americano onde você ter acesso ao formulário eletrônico.

Antes de começar, tenha em mãos  seu passaporte. 

Tela Inicial DS-160

Formulario DS-160

Logo na página inicial, você vai escolher o consulado onde você vai solicitar o visto.  No Brasil, você pode escolher entre as cidades de Brasília, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Na segunda caixa, basta colocar o código que aparece na imagem abaixo e, em seguida, clicar em “Start Application.”

Segunda Tela

Formulario D-160 2.png

A primeira coisa que você deve fazer aqui é anotar o número que aparece no canto direito do formulário. Você vai precisar dele caso precise retomar o preenchimento do formulário por alguma razão.

Aqui você vai definir sua pergunta de segurança e digitar uma resposta logo abaixo. Escolha algo que você saiba que vá lembrar depois…hehe

Formulario Tradução.png

Embora o formulário esteja todo em inglês, se você clicar no círculo azul do lado de cada pergunta, ele dará a tradução. Isso é uma mão na roda para quem não domina o idioma.

Terceira Tela – Personal Information 1

Personal 1.jpg

Surname, basta colocar o sobrenome exatamente como está no passaporte. Given Names o nome também como está no documento. Em Full Name é colocar o nome completo.

A próxima pergunta é se você já teve algum outro sobrenome na vida, como de solteiro ou religioso. 

Sex, Male (Masculino), Female ( Feminino).

Marital Status é o estado civil. Single ( Solteiro), Married ( Casada), Common Law Marriage ( União Estável), Widowed ( Viúvo), Divorced ( Divorciado), Legally Separated ( Separado).

As próximas perguntas são sobre seu nascimento: Data de Nascimento ( Dia / Mês/ Ano), Cidade, Estado e País.

Clique em Next

Terceira Página – Personal Information 2

DS-160 Personal information 2

Selecione sua nacionalidade. As duas perguntas seguintes não seu você possui algum passaporte de outra nacionalidade e se reside em algum outro país.

Em National Identification Number você pode colocar o número do CPF ou RG.

A próxima pergunta pede o Social Security Number. Caso você não possua, é só clicar em Does Not Apply. O mesmo vale caso você não tenha o Taxpayer ID Number.

Quarta Página – Address and Phone Information

DS-160 - Address

A primeira linha deve ser preenchida com seu endereço residencial e a segunda com número do apartamento ou bloco ( se houver). Em seguida, informe a cidade, estado, CEP e país de residência.

Se o endereço de correspondência for o mesmo onde você mora, clique em “yes”. Caso não seja, clique em “no” e você terá que informar o seu endereço de correspondência.

Em seguida, ele pede três números de telefone: um número principal, um segundo e o número do trabalho. Apenas o primeiro é obrigatório e você pode clicar em “ Does Not Apply” caso não tenha outros.  Por fim, você deve colocar seu e-mail.

Quinta Página – Passport Information

DS-160 Passaporte

A primeira pergunta é sobre o tipo de passaporte e, se você for um mero mortal, escolha regular. Em seguida, coloque o número do documento.

Em Passport Book Number, clique em “Does Not Apply”. Depois informe o país onde seu passaporte foi emitido, a cidade, o estado e, mais uma vez, o país.

As próximas informações solicitadas são a data de emissão do passaporte e a data de validade.

Sexta Página – Travel Information

DS160 - Travel Information

Existem vários tipos de visto. Se você for apenas fazer uma viagem de férias, selecione Temp Business Pleasure Business.  Em Specify, basta escolher Business & Tourism Temporary Visitor.

A próxima pergunta é sobre a data que você pretende viajar.  Mesmo que você não tenha nada fechado, coloque uma data possível. Em seguida, informe quanto tempo você pretende ficar. Lembrando que o tempo limite para turistas é 90 dias.

As próximas perguntas são sobre os lugares que você irá ficar. Você pode colocar apenas “Hotel in Las Vegas”, por exemplo. Em Zipcode, é possível colocar 5555. Eu coloquei o endereço e o CEP de um hotel que pretendia ficar.

Por segurança, eu fiz um reserva de um hotel no Booking que poderia ser cancelada sem nenhum custo.  Assim, poderia fornecer um endereço e telefone.

A última pergunta dessa etapa é quem vai custear a viagem. Se for você mesmo, coloque “Self”. Caso um familiar vá bancar sua viagem, coloque “Others” e daí você deve colocar as informações da pessoa.

Sétima Página – Travel Companions Information

DS-160 Travel company

Se você vai viajar sozinho, clique em “No”. Caso vá com alguém, clique em “Yes” e você deve oferecer  informar o nome, sobrenome e o tipo de relação com a pessoa.

 

Oitava Página – Previous U.S. Information

DS-160 Previous

A primeira pergunta é se você já visitou os Estados Unidos. Caso você responda sim, eles vão perguntar sobre as datas que esteve lá.

A próxima pergunta é se você já teve algum visto americano. Se você já foi estudante ou au pair, por exemplo, eles também vão perguntar sobre o período que esteve no país.

Em seguida, eles perguntam se você já teve o visto americano negado. Se você responder sim, eles vão perguntar a razão.

A última pergunta dessa página é se alguém dos Estados Unidos já preencheu alguma petição em seu nome. Isso é válido para vistos religiosos, de noiva, trabalho, estudante, etc.

Nona Página – U.S. Point of contact Information

DS-160 Information

Nessa página você deve fornecer informações sobre o lugar que vai ficar. Se você vai se hospedar na casa de alguém, coloque o nome e sobrenome da pessoa. Se for ficar em hotel, coloque “Does Not Apply”.

Em Organization Name você deve colocar o nome do hotel que vai ficar. Eles também pedem endereço, cidade. estado, CEP e telefone.

Décima Página – Family Information

Tá quase acabando! Hahaha

DS160 - Family Information

Em father’s full name date of birth eles pedem: Sobrenome do seu pai ( Surname), Nome ( Given Names), Date of Birth ( Data de nascimento). Há opção de “Do Not Know”, caso você não possua essas informações. Eles perguntam se seu pai está nos Estados Unidos no momento.

Em seguida, eles fazem a mesma pergunta sobre a mãe.

A penúltima pergunta é se você tem parentes diretos que moram nos país. E, por fim, se você tem parentes que moram na país.

Décima Primeira Página – Present Work and Education

DS160 - Work Information

Escolha sua ocupação. Se você se embananar com a língua, lembre que se clicar no círculo azul, vai aparecer uma tradução das opções.

No segundo espaço coloque o nome da empresa que você trabalha ou escola / faculdade onde estuda. Você deve também informar o endereço, cidade, estado, CEP, telefone de contato e país.

Em Monthly Income você deve responder a sua renda mensal. Por último, descreva sua função no trabalho ou curso.

Parte Final – Security Information

São quatro páginas com perguntas como: Você tem alguma doença psicológica? Você tem alguma doença contagiosa? Você tem alguma doença que dificulte a comunicação? A

Depois começam a parecer perguntas que a gente sinceramente espera que você responda não.  hahaha São coisas do tipo: Você já se envolveu com tráfico humano? Você pretende se envolver em atividades terroristas?

Depois de passar por todas essas etapas, eles permitem você revisar, página por página, cada página preenchida, inclusive o consulado onde você fará a entrevista.

Sign and Submit

Aqui você assina e garante que todas as informações fornecidas são verdadeiras. Eles perguntam se alguém ajudou você a preencher o formulário, pedem o número do passaporte e que você digite um código de confirmação.

Confirmation

Vai aparecer uma página com o código de barras que você deve levar no dia da entrevista. Você deve imprimir este documento. Caso você não possa imprimir na hora, envie a página para seu e-mail.

Anúncios

2 comentários em “Visto de Turista Americano: Como preencher o formulário DS-160

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: