O primeiro passo para quem deseja visitar os Estados Unidos é tirar o visto de turista para o país. Como qualquer processo burocrático, a solicitação toma um tempinho da sua vida e cada etapa exige atenção. O lado positivo é que, uma vez aprovado, o visto tem validade de 10 anos.
Preencha o Formulário
A primeira coisa que você deve fazer é preencher o formulário DS-160 no site do Consulado Americano. O site é todo em inglês, mas lá mesmo existe uma tradução automática. Demos o passo a passo para preencher o documento neste post. Essa é a parte mais demorada, então faça com bastante calma e tenha seu passaporte em mãos.
É importante anotar a Application ID para caso você precise retomar o processo em algum momento.
Pagamento da Taxa e Agendamento da Entrevista
Depois de preencher o formulário, é preciso cadastrar-se neste site , que é todo em português e realizar o agendamento da foto e da entrevista. Eles pedem o número do DS-160 e o passaporte. Você precisa efetuar o pagamento de uma taxa de $160 ( uma facada), que pode ser feita com cartão de crédito ou boleto bancário.
Pagamento feito, você precisa agendar dois horários. O primeiro no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto), onde você vai tirar a foto, e o segundo no Consulado, onde é feita a entrevista.
As entrevistas podem ser feitas em Brasília, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. As duas podem ser feitas no mesmo dia.
Caso você não conheça bem a cidade, tente não marcar os dois em horários muito próximos, pois sempre há chance de ter imprevistos com o trânsito.
Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto
Essa é a parte mais tranquila. Você só pode entrar no local 15 minutos antes da sua horário marcada. Leve o comprovante de agendamento e a confirmação que você preencheu o formulário DS-160.
Antes de entrar, eles pedem para desligar celular e qualquer outro eletrônico. Você mostra o passaporte na recepção, espera sua vez para tirar as fotos e só. Não são feitas perguntas.
Entrevista no Consulado
Por último, a temida entrevista no consulado. Lá você pode entrar apenas com o passaporte, formulário e documentos que podem ser solicitados. Bolsas, celulares e eletrônicos não são permitidos. Geralmente existe algum porta-volumes. Em Recife, eles cobram R$ 10.
A espera não é longa. Você faz a entrevista e, ali mesmo, sabe se foi aprovado ou não.