Update: Desde janeiro de 2017, o egendamento para trilha pode ser feito com, no máximo, cinco dias de antecedência.
Nem só de praias paradisíacas é feita a ilha de Fernando de Noronha. Existem várias opções para quem gosta de fazer trilhas, a mais famosa delas é a da Atalaia, que pode ser feita de duas maneiras: a curta e a longa. Nós optamos pela longa, que tem duração de 4h30.
A piscina do Atalaia faz parte do Parque Nacional Marinho. Como explicamos nesse post, para ter acesso às praias do parque é preciso comprar um ingresso que custa R$ 89. Como apenas um número limitado de pessoas pode entrar por dia no local, as vagas esgotam bem rápido. A reserva só pode ser feita pessoalmente na sede do ICMBIO até 10 dias antes da trilha.
Por isso, muitas pessoas pagam um guia local para fazer a reserva.
Entrei em contato com João Paulo (tel: 81 9 8318 – 0131), mandei os números do nossos ingressos e ele fez nosso booking. Quase toda nossa conversa foi por Whatsapp e ele é super atencioso e paciente. Recomendo demais!
Para quem opta pela trilha curta, que não precisa de guia, eles costumam cobrar R$ 50 para fazer a reserva. Para trilha longa é obrigatório a contratação de um guia.
O horário para a trilha do Atalaia depende da maré e pode ter alterações por condições climáticas. O melhor é checar a tábua da maré, a tabela de visitação do mês disponibilizada pela ICMBIO e combinar o horário com o guia.

Bem, a trilha começa com uma caminhada bem leve de 20 minutos até a piscina do Atalaia. Havia várias crianças no grupo depois do nosso. O lugar é um berçário que tem uma enorme diversidade: cardumes, tubarões, moréias…A permanência de cada grupo é de até 30 minutos. Parece pouco, mas é tempo suficiente, para ver muita coisa.

É obrigatório o uso de snorkel e colete. Eles são super rigorosos com o tempo e observam o comportamento dos visitantes o tempo todo para evitar irregularidades, como pessoas tocando nos corais ou perturbando os bichinhos. Lembre que você está ali para observar a vida marinha e não para interagir com os animais.
Com o intuito de preservar esse berçário natural, não é permitido o uso de protetor solar. Embora essa seja a única recomendação, fica subentendido que deve-se evitar cremes leave in de cabelo e maquiagem.

Este é o fim da trilha do Atalaia curta e só o começo dos que optaram pela longa. O lugar tem uma beleza incrível!
Paramos durante o caminho para mais duas piscinas naturais. A maré não estava alta suficiente na terceira.

Metade da trilha é feita caminhando sobre pedras. Por isso é bacana levar um tênis apropriado. O trajeto é repleto de paredões, morros, piscinas naturais, vistas de tirar o fôlego. Vale muito a pena fazer!

A maioria dos relatos que li classifica a trilha como fácil, várias pessoas levam os filhos pequenos, tinha uma pessoa idosa no meu grupo que foi a primeira a chegar. Mas, sedentária como sou, confesso que tive um pouco de dificuldade nas pedras e classificaria como dificuldade média.
O que levar?
Camisa UV
Chápeu
Óculos de sol
Mochila
Protetor
2 litros de água por pessoa
Lanches
Tênis de caminhada
Roupa de banho
Short ou Calça apropriada para trekking
Não sabe por onde começar a planejar sua viagem para Noronha? Leia os nossos postas anteriores:
Fernando de Noronha: Informações básicas para planejar sua viagem
Fernando de Noronha para lisos – Dicas de como economizar
Deixe um comentário