Guia básico das praias de Pipa

img_4114

Quem vê a praia de Pipa, hoje uma das mais procuradas do litoral potiguar, talvez não imagine que toda essa movimentação é algo recente. Até os anos 70 a praia de Pipa era um pacato vilarejo de pescadores onde as luzes eram apagadas pontualmente às 20h. Embora tenha se tornado um destino popular entre os surfistas, ela  continuou com ares de “paraíso particular” até o início dos anos 2000, quando ganhou fama entre os turistas.

Não sabe como chegar em Pipa? Leia esse post

É difícil não se encantar pelas belezas naturais de Pipa. A região possui uma combinação de falésias, chapadões e praias para todos os estilos. E, para quem puder, as praias ao redor são tão bonitas quanto e quase desertas.

Como frequento o lugar há anos, confesso que tenho a sensação que a vila está crescendo de maneira desordenada e perdeu um bastante da vibe “alternativa” que curtia muito. Lembra um pouco o que aconteceu com Porto de Galinhas. Eu continuo curtindo, mas quando quero algo mais sossegado acabo indo para outras praias ao redor.  

Fiz uma lista de lugares legais que já me hospedei em Pipa neste post.

mapa-de-pipa

E o melhor de Pipa, claro, são as praias! Veja o que você pode esperar de cada uma delas.

Praia do Centro.jpg
Praia do Centro vista de um dos restaurantes 

Praia do Centro: Embora não seja a mais bonita, é a que recebe um maior número de visitantes por conta da localização. Como ali existem muitos hotéis e restaurantes, normalmente ela a primeira parada dos visitantes.  Quando a maré está baixa é possível ir até a Praia do Amor caminhando em alguns minutos.

Praia do Amor.jpg
Praia do Amor ❤

Praia do Amor:  Fica pertinho do centro, cerca de 10 minutos caminhando. Possui uma ótima estrutura de barracas e é um ótimo lugar para quem gosta de praticar kite e surf.  O acesso geralmente é feito por uma escadaria improvisada na falésia.

IMG_4203.JPG
Vista do Chapadão

Praia das Minas:  Acredito que seja a mais deserta de Pipa. Embora o mar seja forte, ela é boa para caminhadas. 

Baía dos Golfinhos: Mais ao norte e um pouco mais deserta, é o melhor lugar para avistar golfinhos.  

Madeiro.jpg
Praia do Madeiro

Praia do Madeiro: Essa é a praia mais bonita de Pipa! Cercada de falésias, é possível fazer caiaque, stand up paddle, surf. Além disso, é possível avistar golfinhos mesmo da areia. Para quem não está de carro, o melhor é pegar um táxi, que custa cerca de R$ 15.  

IMG_4234.JPG
Cacimbinhas

Cacimbinhas: Geralmente os turistas param apenas para fotos na parte de cima das falésias.  Mas para quem gosta de um lugar mais tranquilo e praticar kite, esse pode ser um ótimo lugar. Como não possui estrutura de barracas, é sempre bom levar um lanche e água.

Praia do Giz:  Com águas tranquilas e também menos frequentada, o lugar tem poucas barracas e o melhor caranguejo de Pipa. O lugar mais movimentado é  o Day Use Ponta de Pirambu, que é ótimo para esquecer da vida relaxando na piscina com vista para o mar.

Tibau Sul: Embora não seja a mais bonita, o pôr-do-sol é algo que vale a pena! Além disso, é dali que saem os passeios de buggy pelas dunas, lagoas e outras vilas.

 

Anúncios

10 comentários Adicione o seu

  1. Que delícia essas praias! Todas lindas demais! Anotei as dicas! Amo as praias com falésias! A praia do Madeiro parece ser incrível!

    Curtir

  2. Adorei o post e fiquei doida para explorar todas as praias de Pipa! Amei a praia do amor hehehe ❤ E o crescimento desordenado muitas vezes atrapalha o charme paradisíaco, mas pelas suas fotos ainda está uma delícia de visitar.

    Curtir

  3. angiesantanna disse:

    me ajudou muito a entender melhor as praias! uma mais bonita que a outra, gostei tb de saber que pode ver golfinhos!!

    Curtir

  4. carlaalexmota disse:

    Que bonito! Fiquei com vontade de conhecer. Já apontei as dicas.

    Curtir

  5. Mapa na Mão disse:

    Delícia! Quando fomos, eu me apaixonei pelo centrinho de Pipa e quanto à praia, ficamos na Baia dos Golfinhos. Mas eu adoro mar calmo, então, o teu post teria sido uma mão na roda na época, hehehe. Adorei as dicas.

    Curtir

  6. Edson Jr disse:

    Que praia linda, faz muito tempo que ouço falar daí mas nunca fui. Muito bom post.

    Curtir

  7. Pedro disse:

    Cada praia melhor que a outra, hein? Na verdade eu achava que era apenas uma praia até ler o post.

    Curtir

  8. Preciso começar a ir mais em praias. Sempre gostei mas nunca é minha escolha principal quando viajamos. E estamos perdendo bastante coisa interessante pelo visto. 🙂

    Curtir

  9. Claudia Bins disse:

    Que delícia, sempre bom saber mais sobre as lindas praias do nosso país. Não conheço Pipa, mas fiquei com vontade!

    Curtir

  10. itamarjapa disse:

    Que Show! Não sei se é bom ou ruim esta “popularização” da praia, mas de qualquer forma é preciso ter cuidado pra não “estragar demais” o lugar! Adorei as dicas das praias próximas, que são mais calmas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s