Chile – Quais são os melhores passeios do Deserto do Atacama?

O Deserto do Atacama, no Chile, é um dos destinos mais desejados da América do Sul. Diante da infinidade de passeios, montar um roteiro para conhecer o deserto mais alto do mundo, parece um quebra-cabeças, mas não é. Neste post, listamos os melhores passeios do Deserto do Atacama.

Neste post falamos quanto custa uma viagem para o Atacama

Existe uma grande vantagem em deixar para reservar os passeios apenas quando chegar. No centro da cidade há uma infinidade de agências, que oferecem os mesmos passeios e é possível comparar os preços e negociar valores. Os horários são fixos e dá para fazer um ou dois por dia.

Quanto tempo ficar do Atacama?

O ideal é reservar pelo menos uma semana para o Atacama: cinco dias inteiro na cidade, um dia para ir e outro para voltar. Se você quiser incluir o Salar de Uyuni, aumente a estadia para dez dias.

Melhores passeios do Atacama

Lagunas Altiplânicas

O tour pelas Lagunas Altiplânicas é considerado, por muitos, o ponto alto da viagem para o Atacama. O termo é usado para definir as lagunas de Miscati e Miniques, ambas com mais de 4.000 metros de altitude. Elas são realmente bem bonitas e às águas formam um espellho que reproduzem perfeitamente o reflexo das montanhas e vulcões.


Geralmente o passeio vendido pelas agências começa bem cedo, às 06 da manhã e vai até às 15h. A primeira parada costuma ser a Laguna Tuyaito, onde tomamos café com uma vista panorâmica para a região. São feitas paradas em pontos como o Trópico de Capricórnio e o Salar do Atacama.
Piedras Rojas

Esse passeio é feito junto com as Lagunas Altiplânicas. Mas é tão bonito que merece um tópico só dele. Meu blog, minhas regras 🙂
A paisagem das Piedras Rojas é linda, uma combinação de pedras avermelhadas ( não diga!), com lagos cobertos por uma camada de sal.
A má notícia é que, desde 2017, o acesso aos turistas é limitado e só é possível ir até um mirante. A proibição aconteceu graças aos atletas brasileiros Reno Romeu e João Daniel que acharam que seria uma ideia muito bacana fazer kitesurfing nas lagoas para uma gravação do Canal Off. A ação, claro, causou danos ao local, e a comunidade responsável limitou o acesso à região.
Valle de la Luna
Outro clássico. Além das agências, também é possível chegar ali de bike, tem muita gente disposta a pedalar os 16 km entre San Pedro e o Valle de la Luna. Eu, claro, não estou entre elas.
A região recebeu este nome porque, por alguma razão, as pessoas achavam que as paisagens pareciam com superfícies lunares. A teoria veio abaixo depois que o homem foi à lua, mas o nome ficou hehe
A paisagem do Valle de la Luna é uma combinação de sal, argila e gesso, que são moldadas por séculos de ação da chuva e vento. É muito mais bonito do que nas fotos.

O passeio também inclui o

Vale da Morte que, apesar do nome, é bem tranquilo. O lugar tem pedras pontiagudas e os turistas atravessam uma caverna.
O dia termina em uma terceira parada, a Pedra do Coyote, onde todas as agências se reúnem para ver o pôr-do-sol.
Tour Astronômico
O Atacama é um paraísos para os amantes de astronomia. O céu limpo por mais de 300 dias por ano, poucas luzes artificiais, baixa umidade e altitude de 2.400 metros, garantem que o lugar seja perfeito para observar o céu.
O Tour Astronômico, que não é feito em dias de lua cheia, é feito em um centro de observação e tem toda uma explicação científica sobre planetas. Dura 2h30 e, para quem quiser, rola uma foto profissional com o céu estrelado no final.
Lagunas Cejar

Esse foi meu passeio favorito! Depois de um mês inteiro viajando e fazendo muitas trilhas, o que eu mais queria era algo para relaxar. E na laguna Cejar, você não precisa fazer esforço nem para boiar!

A concentração de sal no lugar é tão grande que é impossível afundar. A temperatura da água é de 15 graus, precisa de um tanto de coragem para entrar. Perto da laguna há uma área com água doce para tirar o sal ( muito importante) e também umas cabines para quem quiser se trocar.

O tour parou nos Ojos del Salar, duas lagoas e seguimos para ver o pôr-do-sol na laguna Tebinquiche, com direito a petiscos e várias doses de Pisco Sour.

Lagunas Escondidas

As Lagunas Escondidas são nove lagoas, onde apenas duas são permitidas para banho. Assim como a Cejar, tem uma enorme concentração de sal e é impossível afundar.

Termas Puritanas


No meio do Deserto do Atacama existem nove piscinas de águas termais, as Termas de Puritana, conhecidas por suas propriedades medicinais. Acho que é o passeio ideal para encerrar a viagem e relaxar muito.

Salar de Uyuni

O maior deserto de Sal fica na Bolívia, mas é possível fazer o tour saindo do Atacama. A viagem leva três dias, então vale a pena fazer se você tem mais dias disponíveis. O roteiro de quem sai de Uyuni, na Bolívia, ou do Atacama é basicamente o mesmo.
O ponto alto da viagem é o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo, mas o tour inclui vulcões, lagoas repletas de flamingos e paisagens muito diferentes uma da outra. Vale muito a pena!

Eu, na verdade, fiz o passeio saindo da Bolívia e desci na fronteira com o Chile, onde tem um ônibus que leva os turistas para o Atacama. Paguei aproximadamente R$ 360, tirando os ingressos. Saindo de San Pedro o valor do tour é cerca de R$ 700.

Valeu a pena porque estava fazendo uma viagem mais longa, que incluía Peru e Bolívia, então na logística fazia muito sentido. Se tivesse ido apenas para o Atacama, teria feito o Salar sem pensar duas vezes.

Passeios legais que não fiz

Geysers del Tatio

Eu escolhi não fazer esse passeio porque já tinha visto no Deserto de Uyuni, dias antes. As fotos e vídeos eram praticamente iguais. Mas, se você nunca viu geysers, recomendo.
O passeio sai bem cedinho, por volta das 5h30, já que durante o amanhecer o vapor é mais intenso

Salar de Tara

Esse costumava ser um dos passeios mais famosos, mas o Salar de Tara está fechado por tempo indeterminado. As agências oferecem uma rota alternativa, que é bem bonita. Eu decidi não fazer porque, assim como os Geysers, tinha visto coisas muito parecidas no Salar de Uyuni.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: