Viñales- O lado rural de Cuba

Vinalesmapa

Viñales fica a 180 km de Havana, levamos cerca de 3 horas para chegar em um carro compartilhado para 4 pessoas (16 Cucs para cada) que a dona da primeira casa marcou para mim.

Por  ficar na contramão de outras cidades turisticas, muitas pessoas desistem de Vinãles quando visitam Cuba pela primeira vez. Não deveriam. Essa foi, de longe, a cidade que mais gostei e que já está inclusa em uma próxima viagem para Cuba.

Se Havana tem ares de cidade grande, com muito movimento, muita gente e inúmeras coisas acontecendo ao mesmo tempo, Viñales é o extremo oposto. Logo ao entrar na região,o que supreende é a predominancia do verde e o silencio de uma área rural. A sensação que tive é que ali as pessoas são mais puras e menos interessadas em tirar vantagem dos turistas. Foi ali que comecei a desacelerar.

12208685_10153786159689319_4436283029243306342_n

Ficamos  na casa de Yaneris e Yudan (+53 5342-2678 ou 54055590). Eles nos cobraram 20 CUCs por noite, mais 5 CUCs para o café da manhã. Dividi o quarto com uma francesa que conheci em Havana e estava indo para lá no mesmo dia que eu. Os donos da casa são muito fofos, simpáticos, prestativos e atenciosos. Também me hospedaria novamente por lá. 🙂

Onde Comer

Como na maioria das cidades, você pode almoçar e jantar nas casas particulares mesmo que não esteja hospedado lá. Há muitos restaurantes baratinhos pela cidade, mas acabei comendo pizza quase todos os dias.

O que fazer?

A região é famosa por ser a maior produção de tabaco em Cuba. Então, se sua viagem for entre janeiro e agosto há grandes chances de você conseguir cavalgar entre as plantações que se perdem de vista de tão grandes.

Mas, se você for em outro período, como eu fiz, a região é absolutamente linda!  Marcamos o passeio com Eduany, um guia muito gente boa e que vem vestido a caráter,todo cowboy cubano, que foi  indicado pelo Yudan.

O passeio é feito a cavalo (levem calça, pelo amor!) e dura cerca de 4 horas. Os bichinhos são super mansos e já fazem o caminho no automático.

A beleza dos vales de Viñales é impressionante. A região é repleta de mogotes as fomoções rochosas como em uma das fotos no post. Nesse passeio conhecemos uma fazenda onde os charutos são produzidos e tomamos alguns mojitos por lá mesmo. Talvez por causa da influência do mojito, eu tenha comprado 15 chaturos. Q-U-I-N-Z-E! (30 Cucs). 

produçãodecharuto

Em um segundo passeio,também com Eduany porque a gente se apegou mesmo a ele (hehehe),  conhecemos uma caverna e uma fazenda de prodção de café. Vale a pena encerrar qualquer um dos passeios com um pôr-do-sol no miradouro. Sério, é lindo!

vale

Para quem quer sair à noite, claro que a cidade tem uma casa de la musique onde todo mundo vai bater ponto todas as noites.  E como esse povo dança bem, viu? Ébem humilhante tentar acompanhar…hahaha

Já que estavamos por ali mesmo, decidimos escolher uma das praias que ficam ali por perto. Vcoê pode escolher a Maria de la Gorda (um dos exremos da ilha, longe), onde é possível fazer mergulho com cilindro, Cayo Jutia ou Cayo Levisa, nosso escolhido. ❤

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s