Tomar a vacina contra a febre amarela é obrigatório para pessoas que vão visitar países como Índia, Tailândia e África do Sul. A vacinação é aconselhável mesmo para quem viaja no Brasil, já que 3600 municípios têm registros recentes da doença, inclusives grandes áreas urbanas como São Paulo e Rio de Janeiro. ( Veja quadro abaixo)


Como tomar a vacina contra febre amarela?
O ideal é procurar um posto de vacinação, onde a vacina é dada gratuitamente. O único documento solicitado é a identidade. Geralmente não é preciso marcar horário, mas como temos um surto de casos recentemente é ideal chegar bem cedo nos locais de vacinação, já que eles ficam bem lotados e as vacinas acabam rápido.
Carteira Internacional de Vacinação

Em alguns casos, é possível tirar a carteira de vacinação internacional no mesmo local da vacina. O que é ótimo, já que poupa tempo.
Se esse não for o caso da sua cidade, é preciso procurar um centro ce certificação da Anvisa ( confira aqui) . Leve identidade, passaporte e o certificado de vacinação nacional. Não é permitido plastificar o documento.
Caso você tenha perdido o documento, marque um horário em um dos centros de atendimento da Anvisa.
Quem não pode tomar a vacina?
Existem alguns grupos que não podem tomar a vacina: mulheres grávidas, pessoas com menos de 6 meses ou acima de 60 anos, alérgicos à gelatina e ovo. Ela também é desaconselhável para pessoas com doenças que causam baixa imunidade como lúpus, câncer e HIV.
Mas e aí?
Nesses casos é preciso tirar um Certificado de Isenção da Vacina, no mesmo local onde é retirada a certificação internacional. Eles irão exigir um atestado médico explicando a razão. O documento deve conter os dados do profissional: número do CRM, endereço e telefone.
Lembre-se que, mesmo com a permissão, você estará viajando desprotegido.
Países que exigem a vacina
Existem duas categorias para a exigência da vacina. Uma parte exige que todos que entrem no país apresentem o certificado, independente da origem. Outros países controlam apenas quem vem de uma área considerada de risco. O Brasil faz parte dessa lista.
Barbados, Costa Rica, Austrália e todoss os países da África e da Ásia tropical exigem a vacina.
no site da OMS tem uma lista detalhada de orientações para cada país ( em inglês). O site da Anvisa também oferece essas informações em português, basta selecionar o país.