O que fazer em Piranhas (AL)

 

DSC06453
O Rio São Francisco é o mais importante do Nordeste

 

No Nordeste, a sensação é que todos os caminhos levam ao rio São Francisco.  O Velho Chico, que é praticamente sagrado para os nordestinos, corta mais de 500 cidades em seus 2.700 quilômetros de trajeto. Por inúmeras vezes, ele foi cenário de momentos importantes da nossa história e por suas águas navegaram nomes que fazem parte do imaginário popular como o bando de Lampião e o imperador Dom Pedro II.

No entanto, foi apenas nas últimas duas décadas, quando passou a ser cenário de filmes e novelas, que o Rio São Francisco ganhou fama entre os viajantes. A grande estrela do turismo do local desde então é o Cânion do Xingó, em Canindé de São Francisco (SE). Embora vários turistas optem por fazer um bate e volta saindo de Maceió e Aracajú, a região pede um pouquinho mais de tempo e você não vai se arrepender em passar alguns dias por ali.

 

IMG-20170829-WA0076
Piranhas, uma das cidades mais bonitas do interior do Nordeste

 

Como base de nossa viagem de 4 dias, escolhemos ficar em Piranhas (AL), que fica apenas 15 km de Canindé do São Francisco. Essa não foi uma trip que planejei muito e me surpreendeu bastante! O lugar tem uma energia incrível e é um dos meus lugares favoritos no mundo.

O centro histórico de Piranhas é composto com um conjunto de casinhas coloridas que combinam o estilo barroco e influência inglesa.  A preservação arquitetônica do século 19 fez com que a cidade  fosse tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Ali também ficam os restaurantes, bares e é o lugar onde as pessoas costumam sair à noite na cidade.

Nos hospedamos no Hotel Pedra do Sino e falamos dele neste post. Ele tem uma vista panorâmica da cidade, da onde é possível ver o centro histórico e o rio. Se você acordar cedinho, é possível aproveitar o nascer do sol e, depois dos passeios, ver o pôr do sol.

DSC06665
O que não falta na região são praias fluviais, ótimas para escapar do calor 

A temperatura elevada, com sensação térmica que às vezes pode passar dos 40 graus, é um convite para aproveitar a prainha de Piranhas, que fica às margens do São Francisco. Do pequeno porto fluvial saem, duas vezes por dia, embarcações que levam os turistas pelo leito fluvial do São Francisco para fazer a Rota do Cangaço ( R$ 50).

Dica: por ser MUITO quente, sempre carregue uma garrafinha de água.

 

DSC06655
No vilarejo de Entremontes, a vida parece seguir um ritmo próprio

 

A primeira parada é o vilarejo de Entremontes. Ali, a vida parece correr em outro ritmo: algumas mulheres lavam roupas na beira do rio, enquanto outras, sentadas nas calçadas,  bordam calmamente, utilizando uma técnica típica da região que é passada de mãe para filha, chamada rendendê.

O local é famoso por, em 1859, ter recebido uma rápida visita do Dom Pedro II, que em seu caminho para conhecer as cachoeiras de Paulo Afonso (BA), decidiu fazer uma parada para conhecer o vilarejo. Na frente de uma casa que divide espaço com uma mercearia, há uma placa anunciando que aquele foi o local escolhido para o pernoite do então imperador do Brasil.

dsc06703.jpg
Grota do Angico – local onde Lampião e se bando foram mortos

No entanto, é o membro de uma realeza bem distante da portuguesa que ocupa o posto de figura histórica mais cultuado do local: Lampião, o Rei do Cangaço. O ponto mais aguardado do passeio é a trilha de meia hora até a Grota do Angico, na qual os visitantes refazem os passos dos soldados que, em 1938, conseguiram capturar e matar Lampião, Maria Bonita e seu bando.

A fotografia que se tornou famosa por mostrar as cabeças do bando expostas nas escadarias da prefeitura de Piranhas, pode ser vista no Museu do Sertão, que fica no prédio da antiga estação ferroviária da cidade. Ali ainda estão expostos armas, vestimentas e outros objetos de um dos movimentos mais significativos no Nordeste do século 20.

Mais post sobre Piranhas e Canindé de São Francisco: 

Como chegar em Piranhas

Onde ficar em Piranhas

Como fazer o passeio do Cânion do Xingó

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: