É impossível pensar no Carnaval de Salvador e não lembrar dos trios elétricos. Se você não for muito fã de um artista específico, a princípio escolher entre quase 200 blocos parece complicado. Primeiro é importante entender um pouco de como funciona a festa por lá. O Carnaval de Salvador inicia oficialmente na quinta-feira e vai até a quarta-feira de cinzas. Os trios passam em sete circuitos, mas os mais famosos são o Barra / Ondina e o circuito Campo Grande. Ali passam os nomes mais badalados, como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, e Leo Santana.
Neste post, damos dicas do que você precisa saber antes de embarcar para o Carnaval.
Bloco ou Camarote

Definitivamente, o Carnaval de quem pula atrás do trio não é o mesmo de quem escolhe ficar no camarote. A boa notícia é que você pode ter as duas experiências, revezando os dias entre elas. No nossa caso, escolhemos dois blocos e dois camarotes.
Falamos mais sobre as vantagens e desvantagens de cada um deles aqui.
Os camarotes ocupam todo o circuito e os trios costumam parar na frente de cada um e cantar algumas músicas. Então uma das vantagens de quem fica em camarote é poder ver todos os trios. Nos camarotes também têm shows particulares, open bar, open food, massagem, maquiagem, penteado… Claro que, quanto mais regalias, maior o preço.
Para quem decide ir nos blocos, existem duas opções. Para quem não comprou o abadá de um determinado trio, é possível aproveitar na pipoca, do lado de fora da corda. Alguns artistas como Daniela Mercury, arrastam multidões com blocos gratuitos. Mas nos trajetos mais famosos, a maioria dos blocos precisa de abadá, que pode ser tão caro quanto um camarote.
Como Escolher Os Blocos
Isso depende muito da vibe de cada um. Se você é muito fã de um artista, provavelmente esse será o critério.
Para quem está solteiro, a boa notícia é que o Carnaval de Salvador faz todo mundo feliz. Os blocos Me Abraça, Camaleão e Vumbora tem muita gente bonita. É gay? Nem tenha dúvida em se jogar nos blocos de Daniela Mercury, Ivete e Claudia Leitte. É mulher? Basta ir conferir os Filhos de Gandhi, é um mar de homem.
Tá acompanhado? Fica em casa. Tente não estressar nos blocos. No Camarote, o clima é bem tranquilo, pode aproveitar à vontade.
Onde Comprar e Como Retirar
Meses antes comprei tudo nos sites do Quero Abadá e do Camarote Salvador. Quanto mais cedo você comprar, menor vai ser o preço.
Os abadás podem ser retirados apenas em Salvador. Na hora da compra, existe uma opção de entrega no hotel. Se uma terceira pessoa for retirar seu abadá, é preciso enviar uma procuração com assinatura autenticada e o responsável precisa levar cópias dos documentos autenticados.
Enviei os documentos para uma amiga que chegaria antes de mim e foi tranquilo. Mas, chegando lá, tinha gente resolvendo o assunto sem documentação nenhuma. Achei bem injusto, já que esses documentos e o Sedex não são baratos. Mas enfim.
Outos posts:
Bloco ou Camarote – Pontos fortes e pontos fracos de cada um
Quanto custa o Carnaval de Salvador