Qual a melhor época para ir ao Machu Picchu

Não há dúvidas que o Machu Picchu é a grande estrela do Peru. Segundo dados no Ministério do Turismo no país, a mais famosa construção dos Incas recebe, todos os anos, quase 4 milhões de visitantes. Mas qual a melhor época para conhecer o Machu Picchu? Embora a visitação seja aberta o ano todo, períodos chuvosos podem atrapalhar – e muito – seu rolé, com deslizamentos e falta de visibilidade.

O clima no Peru é marcado por um verão chuvoso e um inverno seco. O período entre maio e setembro é a melhor escolha, já que quase não há dias chuvosos. Julho e agosto marcam a alta temporada do Peru,  o que significa que estes são os meses de maior visitação.

O verão, que acontece de novembro a março, é um período marcado por chuvas. As mais fortes acontecem entre janeiro e fevereiro, que costumam causar diversos transtornos em Cusco e região. Ah! Para quem sonha em fazer a trilha Inca, todos os anos a estrada é fechada para reformas em fevereiro.

Cusco Chuvas.jpg
Nível de chuvas no Peru durante o ano / Fonte: Holiday Weather

Eu viajei em novembro e passei 8 dias em Cusco e Machu Picchu. A chuva quase não atrapalhou meus passeios. Notaram o quase na frase anterior?  Bem no dia que iria subir o Machu Picchu caiu uma chuva torrencial. Cheguei às 4h30 da manhã no ponto de ônibus, uma leve garoa. Quando desci na entrada do parque, o céu começou a cair.

Machu Picchu com chuva
Machu Picchu com chuva: esse foi o momento de melhor visibilidade pela manhã

Chegando ao mirante com a vista clássica para o Machu Picchu, não dava para ver nada, nem um centímetro da montanha. Foram quatro horas de uma chuva forte o bastante  para molhar tudo que tinha na mochila e derreter meu passaporte. E a previsão era que o resto do dia seria assim. Acho que foi um dos maiores sentimentos de frustração da vida, chegar tão longe e não conseguir ver nada.

E dica pea vida: sempre coloquem passaporte, documentos e celular dentro de uma bolsa impermeável ou saquinho ziplock.

Na hora que saí do parque, do nada, apareceu um puta sol. Fiz o que qualquer pessoa sensata faria: fui na guarita, contei a minha história aos prantos e me deixaram entrar novamente. Na verdade, depois eu percebi que eles deixaram todo mundo entrar novamente, gastei meu drama à toa.

Machu Picchu
Machu Picchu horas depois, provando que quem espera sempre alcança hahaha

Quando entrei no Machu Picchu novamente, parecia que era um dia completamente diferente. E, meus amigos, é impossível você não ser arrebatado pela grandiosidade daquele lugar. Fomos, inclusive, presenteados com um arco-íris bem ao lado da montanha.

A vida da voltas, né? Graças aos deuses Incas! hahaha
Quer saber mais sobre o Peru? Veja mais posts aqui:

Quanto custa viajar pelo Peru

Como chegar ao Machu Picchu

Como comprar ingressos para o Machu Picchu

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: