Onde se hospedar em Cusco? Essa é uma escolha que parece difícil diante da infinidade de opções que a cidade oferece. A primeira coisa que se deve levar em conta é a localização: quanto mais perto da Plaza das Armas, melhor. A região é o coração do turismo de Cusco e ali ficam a maior parte das agências, restaurantes e bares.

Uma coisa que você precisa saber é que Cusco é cheia de ladeiras. E, se seu hotel fica em uma delas, a subida pode ser sofrida depois de passar o dia fazendo trilhas como as Montanhas Coloridas ou Laguna Humantay.

Para mochileiros, o Kokopeli e o Pariwana são dois dos hostels mais famosos por lá. Já quem adoraria se hospedar em um casarão colonial, o Siete Ventanas fica a poucos minutos caminhando da praça. O Tierra Viva também segue o mesmo estilo, mas em um ladeirinha.
“ Ah, mas ladeira para mim não é problema!”

Então o charmoso bairro San Blas pode ser uma opção. É um lugar cheio de lojinhas, cafés, restaurantes e bares mais despojados. A Casa San Blas Boutique e o Hostal Turistico San Blas são boas opções.
Águas Calientes e Ollantaytambo
Se você vai ao Machu Picchu, é interessante passar pelo menos uma noite em Águas Calientes, também conhecida como Machu Picchu Pueblo. O trajeto de trem entre as duas cidades é de 3h30 e, se você decidir subir uma das montanhas, é bom pernoitar por lá e descansar.
Se você for subir o Machu Picchu logo cedo para ver o sol nascer, é bom escolher algo perto do ponto de ônibus. Fiquei no Perumanta e achei super atenciosos e prepararam nosso café da manhã às 04h.
Algumas pessoas também pernoitam em Ollantaytambo, onde fica o Vale Sagrado, e seguem para o Machu Picchu no dia seguinte. A cidade é bem pequena e fofinha, mas com um número relevante de hotéis, como o Intitambo e o Sol Miranda
Mais posts sobre o Peru: