Havana – Por onde Começar

 

Mapa - Cuba

Havana é quase sempre a primeira parada de quem decide ir para Cuba.  Aos poucos, a cidade volta a ser palco de eventos importantes como o show dos Rolling Stones  e o desfile da Chanel, que atraiu nomes famosos como Gisele Bundchen e o clã das Kardashians. Alguém duvida que, em breve, ela voltará a cidade da vez?

Toda essa atenção não é novidade para Cuba. Antes do embargo econômico, Havana era um importante centro cultural: foi cenário de filmes como O Poderoso Chefao e era constantemente visitado por nomes celebres como o escritor Ernest Hemingway e Frank Sinatra.

Se você  não sabe por onde começar a planejar sua viagem,  pode começar lendo esse post com algumas dicas ou pode deixar sua pergunta nos comentários.

Mas vamos lá…

Chegando em Cuba

Como já falei por aqui, antes da minha viagem  marquei apenas uma das Casas Particulares. Escolhi a Casa de Clarita e Orlando ( claritam182@yahoo.es ) que fica no Malecon. Me hospedei no apartamento da filha deles, Klensy, que foi a melhor guia em Cuba e me deu inúmeras dicas. É uma das casas que mais indico e será minha primeira opção quando voltar à Havana. A diária com o café da manhã simples (frutas, café, leite, pão, suco e manteiga) ficou por 25 CUCs.

Klensy me indicou casas nas outras cidades e também em Havana, já que passaria alguns dias no final da viagem por lá. Ela é super bem relacionada e todas as indicações que ela me deu (motoristas de carros particulares, casas, restaurantes…) foram muito boas.

Ah! Todas as casas de lá têm uma decoração antiga, sempre com cara de “casa de vó”. Por razões óbvias, trocar móveis seguindo as tedências não faz parte da realidade dos cubanos.  Não é algo que me incomode, pelo contrário. Também  gosto bastante das casas por serem  muito espaçosas e  limpas.

Pedi para que a Clarita marcasse um táxi para me pegar no aeroporto, a corrida custou 25 CUCs. Para o retorno consegui negociar com outro motorista que conheci no Hotel  Parque Central por 15 CUCs.

Escolhendo o bairro

Basicamente, há três bairros com estrutura para turistas: Havana Vieja, Malecon e Vedado.

Havana Vieja é a parte mais turistica e há diversas opções de casas particulares e hotéis por lá. O bairro de Vedado é onde moravam as familias de classe alta antes da revolução. As casas são amplas e a área tem uma atmosfera mais residencial e menos turistica. O Malecon é a parte da orla e fica entre os dois bairros.Como não queria fugir do “vuco-vuco” dos turistas decidi dividir minha estadia entre o Malecon e Vedado.

O Malecon é meu lugar favorito na cidade. Fica apenas 10 minutos andando de Havana Vieja e é possível chegar lá caminhando pela orla.  É um lugar cheio de vida, onde as pessoas se encontram para  sair com os amigos, namorar, pescar, ler um livro…. A vista é linda, o lugar é muito fotogênico e é muito massa caminhar por ali ou apenas parar para aproveitar a vista.

Em Vedado fiquei na casa de Elzita, na calle 27. Foi a minha estadia mais luxuosa e custou 30 CUCs, com o café da manhã. A casa é muito boa, o café da manhã é farto, mas não curti  Elzita…hehehe

Quantos dias ficar

Acho que três ou quatro dias para conhecer Havana é o ideal. Passei 8  dias por lá e achei um pouquinho demais, já que esta foi a cidade de Cuba que menos gostei.

Transporte

DSC_0045

O primeiro dia você pode comprar um ticket para o Bus Tour que passa por todos os pontos turisticos de Havana. O bilhete custa 5 CUCs e é válido durante todo o dia. Sai mais barato do que usar o táxi. 😉

Eu prefiro  caminhar a maior parte do tempo porque acho que assim a gente conhece melhor a cidade.  Mas sempre que precisar pegar algum táxi, negocie o valor com o motorista antes e não aceite o primeiro valor.

Você pode optar pelos famosos carros antigos, carros compartilhados ( no qual o veículo é dividido com outros passageiros), Coco Táxi (motos cobertinhas, que levam até dois passageiros) e os guerreiros dos bici táxis.

 

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s