Fernando de Noronha é um dos lugares mais desejados do Brasil. Ao planejar sua viagem, não caia na “armadilha” de pacotes de três dias caso você não conheça a ilha. Sinceramente, é preciso reservar pelo menos quatro dias inteiros para conhecer tudo direitinho e valer a pena o investimento, já que esse não é um destino barato.
Embora muita gente ache que basta um dia ensolarado para aproveitar as praias do Nordeste, outros fatores devem ser levados em consideração, com a tábua da maré. Caminhar de uma praia para outra e algumas trilhas só é possível na maré baixa, por exemplo.
Conheça as praias de Fernando de Noronha
Dê uma olhada no mapa da ilha, assim você pode ter uma ideia das praias mais próximas e o que é possível fazer em cada dia.
Nosso roteiro ficou bem redondinho e ainda sobrou tempo de repetir as praias que mais gostamos no último dia 🙂
Primeiro dia

Se seu voo chegar por volta das 15h e você estiver hospedado na Vila dos Remédios, ainda é possível aproveitar o restinho do dia na ilha. Há três praias bem próximas da vila: Praia do Cachorro, Praia do Meio e Praia da Conceição. É possível correr e aproveitar seu primeiro pôr do sol na ilha em uma dessas três praias.
Falamos sobre o pôr do sol na ilha nesse post .
Ainda na Vila dos Remédios é possível escolher algum restaurante para comer: há opções mais simples, como tapiocas ( R$ 8) ou restaurantes com pratos à la carte, como o Flamboyant.
Segundo dia

Por conta da maré, decidimos começar nossa viagem com a trilha do Atalaia longa, que tem duração de 4h30. O lugar tem um acesso limitado e horário marcado para entrar. Leve lanches e 2 litros de água por pessoa.
Saiba tudo sobre a trilha do Atalaia aqui
Terminamos o passeio no final do dia e comemos algo no Museu do Tubarão. Ali pertinho tem uma capelinha, onde volta e meia é celebrado um casamento de turistas. (Spoiler: não sai barato)
Embora pouco divulgadas, existem outras trilhas em Noronha como a Capim Açu e Pontinha Pedra Alta.
Terceiro dia
Vale a pena dedicar um dia inteiro para Praia do Sancho, Baía dos Porcos e Cacimba do Padre. Para entrar nas duas primeiras é preciso o ingresso do Parque Nacional Marinho. Saiba como comprar nesse post.
As praias não têm estrutura de restaurante, então leve comida, água e não custa nada lembrar de recolher o lixo. 🙂
Quarto dia
Mergulhar em Noronha é algo imperdível. A não ser que você tenha alguma restrição física ou psicológica ( como claustrofobia, por exemplo) é algo que você deve fazer.
A duração depende de onde você escolher o mergulho: na Praia do Porto leva em torno de uma hora e de barco leva de duas a três horas.
Saiba mais sobre mergulhar em Noronha.
Como é algo que não toma muito, você tem o resto do dia para visitar outras praias, ficar na praia do Porto ou conhecer a parte histórica de Noronha.
Se a maré estiver boa, também é possível passar o resto do dia na Praia do Cachorro, Praia do Meio e Praia da Conceição.
Quinto dia

Reserve a manhã para conhecer a Praia do Sueste e Leão. A primeira é repleta de tartarugas e tubarões.
Marque um passeio de barco com entardecer. 🙂
Sexto dia:
Seu voo é só a tarde? Ainda dá tempo de acordar cedinho e repetir a praia que você mais gostou. 🙂
Mais posts sobre Fernando de Noronha:
Tudo que você precisa saber para merguhar em Fernando de Noronha
Muuuito legal seu roteiro. Amei. Noronha é demais!!! Beijos
CurtirCurtir
Ligia, Obrigada! Achei nossos roteiros parecidos 🙂
CurtirCurtir