Santa Clara, a peça-chave da revolução cubana

Ela não tem o mesmo apelo turístico de Havana e também, não é banhada pelo mar do Caribe e nem tem a natureza exuberante de outras cidades cubanas. No entanto, todos os dias dezenas de ônibus de turismo chegam em Santa Clara e a cidade faz parte do roteiro de quem chega em Cuba com o objetivo de saber mais sobre a revolução.

Santa Clara foi palco da última batalha da revolução cubana. Foi ali que, em 1958,   o governo de Fulgencio Batista foi derrubado. Ali, estão enterrados o corpo de Che Guevara e outros guerrilheiros. Entre eles está o companheiro de viagens do Che, Alberto Granado, que também foi retratado no filme Diários de Motocicleta.  

Cheguei na cidade de taxi particular, saindo de Trinidad e não há necessidade de pernoitar na cidade. Saí cedo com um taxi particular e o trajeto demorou cerca de 2 horas.

Pelo centro existem alguns locais que não me chamaram tanto a atenção: Teatro de La Caridad, Parque Leoncio Vidal e a Catedral Santa Clara.

A minha primeira parada foi no memorial, que fica aberto de O museu funciona de terça a sábado, das 9h às 17h30 e aos domingos às 17h. O memorial funciona desde 1997, quando trouxeram os restos mortais do Che da Bolívia.

staclara

A parte do museu traz um apanhado de objetos pessoais dos guerrilheiros, inclusive do Che… Mas não é possível tirar fotos da parte interna.  

Saindo do memorial, segui para o Trem Blindado. O trem, que estava com tropas inimigas e provisões,  foi descarrilhado pelos guerrilheiros. Eles usaram escavadeiras para tirarem  que tiraram os trilhos do caminho com uma escavadeira. Ali pertinho tem a sede do Partido Comunista.

Com disse, não enxergo em Santa Clara um lugar que demande tanto tempo. Por isso, segui para Remédios em seguida.

Não sabe por onde começar a planejar sua viagem para Cuba? Dá uma olhada nos outros posts:

Dez coisas que você precisa saber sobre Cuba

Havana – Por onde começar

Um dia pela Havana Vieja

Viñales – O lado rural de Cuba 

Cayo Levisa – Nossa primeira parada no Caribe cubano

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s