Jaipur – Conheça a Cidade Rosa do Rajastão

 

Para os turistas, Jaipur costuma ser a porta de entrada para o estado do Rajastão. E não demora muito para entender porque ela é conhecida como “The Pink City” ( Cidade Rosa). Caminhando pelo centro histórico, todos os prédios são pintados dessa cor e, como tudo na Índia, existe uma razão para isso.

 

DSC_0871
Hawa Mahal – Uma das principais atrações de Jaipur

 

Em 1876 o  Marajá Sawai Ram Singh estava doido para impressionar o Rei Albert da Inglaterra, que viajaria 17 semanas pelo país. Como Ram Singh leu no google soube que rosa era a cor que representa hospitalidade e boas-vindas, ele decidiu pintar a cidade inteira de rosa para receber o então rei.

Não sabemos se Albert ficou realmente impressionado, mas a esposa favorita do Marajá gostou tanto que convenceu o marido a garantir que Jaipur fosse sempre rosa. Desde 1877 existe uma lei que proíbe que os prédios sejam pintados de outra cor.

Mas tá achando que Jaipur é apenas uma cidade rosinha? Ela é uma combinação fascinante de fortes, encantadores de cobras, palácios de marajás, fortes e elefantes coloridinhos andando por aí. 😉

Ficamos uma noite e dois dias inteiros na cidade e deu para visitar tudo que queríamos.

 

DSC_0047.JPG
Uma das quase mil janelas do Hawa Mahal visto por dentro

 

O principal cartão-postal de Jaipur é o Hawa Mahal (Palácio dos Ventos), pois sua arquitetura permite que sempre role um ventinho por ali, mesmo nas épocas mais quentes. Uma construção diferentona com quase mil janelas, que servia para que as mulheres do palácio pudessem observar a rua sem serem vistas.

O  Hawa Mahal é aberto para visitantes e a entrada custa 200 rúpias ( cerca de US$ 3). Achei bem legal.  

 

DSC_0034.JPG
Jantar Matar, o observatório astrnômico de Jaipur

 

Outro ponto interessante é o Jantar Matar, observatório astronômico construído no século 18.por ordem do Marajá Sawai Jai Singh II que sempre foi fascinado pelo tema. A entrada também custa 200 rúpias.

 

DSC_1009
Jal Mahal, visto da margem do lago

 

Quem passar pelo lago artificial também pode ver o Jal Mahal ( Palácio das Águas), que era usado como base de tiro  para os marajás caçarem patos e ficou abandonado por bastante tempo. Ele não é um palácio propriamente dito, já que não possui quartos. Quando fomos, não era possível visitar o local.

 

DSC_0895
Elefantes na entrada do Amber Fort

 

Para muitos, o Amber Fort é o ponto alto da visita à Jaipur. Ele fica a 7 km da cidade e é possível chegar lá de táxi – o preço sempre deve ser negociado antes. A entrada custa 200 rúpias. Lá é possível fazer parte do trajeto do forte em cima de elefantes, mas como a domesticação desses animais é bem cruel, acho desaconselhável e é melhor fazer tudo a pé mesmo.

A construção data de 1592 e mistura elementos mulçumanos e hindus. Acho que vale muito gastar umas horinhas por lá.

 

DSC_1000
Vista do Nahargarh Fort

De lá, seguimos para o , que pode ser visto de qualquer ponto da cidade e foi construído no século 18. Ele tem uma vista massa de vários pontos de Jaipur.

 

 

DSC_0882
Forte Jaigarh visto da estrada

 

O terceiro forte do dia ( ufa!), foi o Jaigarh, que é contactado ao Amber Fort por meio de túneis subterrâneos.  Acho interessante fazer os três, pois as histórias se complementam, mas caso você não tenha tempo / paciência, opte pelo Amber Fort.

Mais posts sobre a Índia:

Como tirar o visto para Índia

Quanto custa viajar pra Índia 

Como organizar uma viagem pra Índia 

Dicas para mulheres viajando pela Índia

O que saber antes de viajar pra Índia

Varanasi, a cidade mais sagrada da Índia

O que fazer em Nova Delhi

Onde se hospedar em Nova Delhi

Dicas para visitar o Taj Mahal 

O que fazer em Agra

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: